sexta-feira, 31 de maio de 2013

Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação em Moçambique


Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação em Moçambique”

                                                                                                                    Marcelino Armando Miguel

Resumo
O crescimento no uso das TIC para o desenvolvimento em Moçambique é ainda deficiente, pela insuficiȇncia oferta de pessoas adequadamente formadas, qualificadas e experientes. Além da formação académica formal, é preciso desenvover cursos para o desenvolvimento da aplicação das TIC, no processo de promoção da alfabetização, formação de formadores das TIC, criação da consciȇncia sobre os potenciais benefícios das TIC.As TIC constituem processos eficientes da educação informal, pois ensinam de  forma atraente e voluntária, mas também são vistas como  alienantes. Daí ao reflectir sobre as TIC, os professores e os alunos devem assumir o papel de consumidores activos desenvolvendo mecanismos de produção da informação e suas intenções, construções sociais que precisam de adaptação e contextualização.Portanto, as TIC contribuem na difusão e extensão da educação e de outros conhecimentos, fornecendo oportunidades de soluções a todas as áreas de desenvolvimento, trazendo acesso aos benefícios de recursos de conhecimento mundial.
Palavras-chave: TIC, formação, intra-estrutura, acesso, desenvolvimento.

Impact of Information Technology and Communication in Education Ministry in Mozambique
Summary
The increase of the use of ITC for the development of Mozambique is still deficient due to insufficient dedication of scaled, qualified and experienced people. Apart from the formal academic training, there is need of promotion of education for adults, training of education for adults training of the ITC lectures and creation of conscience for the ITC potential benefits. The ITC consist of efficient processes of informal education since it teachers in voluntary and investing way. It is also seen as alienant. When reflecting about the ITC, the teacher and learners must accept the role of active consumers developing mechanism and the production of information and its intentions social constructions which need the adaptation and contextualization. Therefore, ITC contributes to the diffusion an extension of education and other know ledger, pronding the opportunity to solutions of all areas of development, bringing the access to the benefits of word knowledge resources.
Key word: ITC, Formation, Infra-structure, Access, Development


Introdução
O presente Artigo Científico abrigado com o assunto Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação em Moçambique, visa fundamentalmente, reflectir a complexidade das Tecnologias de Informação e Comunicação, que doravante apresentamos com a sigla TIC, olhando para aquilo que são o garante e a justificativa da educação: docentes.
As ciências sociais e humanas são instrumentos básicos para a compreensão, interpretação e transformação dos processos sociais que operam no mundo, mantendo ao mesmo tempo o ser humano no centro de qualquer mudança, que através das TIC ajudam no desenvolvimento mais abrangente dos problemas e possíveis soluções em comunidades pobres onde a "inovação social e tecnológica" tem um papel principal a jogar no desenvolvimento.
Não pretendemos esgotar as possibilidades de reflexão sobre as TIC na sala de aula. Esperamos que as dicas aqui apresentadas sirvam como ponto de partida para que sejam descobertas e ampliadas novas possibilidades pedagógicas capazes de orientar os alunos no desenvolvimento das capacidades através das TIC, tão importantes para a formação do cidadão lúcido e actuante.
O acesso do utilizador aos computadores, impressoras, telas, etc., continua a ser um desafio em Moçambique. A capacidade de compra ainda está aquém de alcance do cidadão comum. A promoção destes serviços e adopção de tecnologias pode ser encorajada e acelerada através de aplicação de políticas de isenção ou redução de impostos.
Olhando para as metas a atingir com o presente artigo, privilegiaremos a incursão sincrónica e diacrónica em torno do impacto das TIC e faremos um estudo olhando para o passado e o presente da Educação em Moçambique tendo como técnicas e instrumentos de investigação, a primazia da documentação, observação participante.

Impacto das Tics na Educação em Moçambique
As TIC constituem processos eficientes de educação informal, pois ensinam de forma atraente e voluntária, mas são vistas em duas vertentes: são vistas como óptima alternativa educacional, como recursos que modernizam a educação e que devem ser utilizadas intensivamente, para suprir deficiências, por um lado, por outro, são vistas como dominadores, alienantes, devendo por isso serem combatidas e ignoradas. Partindo nesta perspectiva, a escola tem a tarefa de desvelar a trauma das TIC, e é fundamental nos dias de hoje. Formar o leitor crítico (alunos e professores) ao aprender a conviver, ler e entender melhor os significados, mecanismos de acção e resultados práticos da influência das TIC na vida das pessoas.
O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação, contribuiu para mudar em nossa sociedade, hábitos, concepções de vida e a própria cultura, em sentido mais amplo. Aliás na acepção de Moran citado por Leite et all (2000:105), os veículos de comunicação reflectem, recriam e difundem o que se torna importante socialmente, tanto ao nível dos acontecimentos (informação) como no imaginário (ficção). Portanto, as tecnologias revolucionam o mundo de maneiras diferentes.
Na escola abre-se um espaço para a discussão sobre a construção de que tipo de valores éticos, estéticos e ideológicos, e de que mudanças ocorrem no comportamento a medida que o indivíduo se relaciona e consome as TIC e seus produtos.
Optar por desmistificar as duas posições anteriormente sublinhadas significa reconhecer o papel das TIC na formação dos educadores e perceber no campo das tecnologias, objecto de reflexão no universo da escola. A questão que pode-se colocar é: as escolas moçambicanas incorporam as TIC em seu convívio escolar? E se incorpora, cabe a questão, como o faz?
A escola é obrigada a rever a sua relação com as TIC para poder se engajar numa proposta de educação para a comunicação, pois elas (TIC) têm no campo político, um carácter libertador, visando formar indivíduos capazes de desvendar a realidade e ajudar a construir mais democraticamente, a partir da participação social e do exercício pleno da cidadania.

As TIC jogam um papel importante de difusão e extensão da educação e de outros conhecimentos a mais pessoas. Elas fornecem oportunidades de solução a todas áreas de desenvolvimento, contribuindo assim para o acesso aos benefícios de recursos de conhecimento mundial.
Para debruçarmos do impacto das TIC na Educação em Moçambique, recordamos a reflexão sobre a alta taxa de analfabetismo que existe no mundo, e o nosso país não é excepção. Na nossa pátria, as TIC têm um papel fundamental na alfabetização e educação de adultos para que as populações mais afectadas tenham consciência da necessidade de preparar-se para a vida de forma mais participativa, nas suas comunidades, bairros e aldeias, através de programas audiovisuais como: rádio gravador, rádio solar, televisão e vídeo.
Há que destacar o impacto das TIC, nos programas televisivos denominados Telescola para a educação de jovens e adultos que é muito complexa pela diversidade de população a atender, com diferentes características socioculturais e laborais, apresentando diversas formas de organização do ensino, isto traz como consequência, a necessidade de fazer mudanças no seu desenvolvimento, e aqui as TIC desempenham um papel essencial.
Ao reflectirmos sobre as TIC, os professores e os alunos passam a assumir o papel de consumidores activos, analistas e pesquisadores, desvendando mecanismos de produção da informação e suas intenções.
É importante que os professores analisem o comportamento dos seus alunos diante das TIC, a televisão, por exemplo, do que gostam e do que não gostam nos programas que assistem porque as soluções das TIC são construções sociais, que precisam de adaptação e contextualização. As TIC, por natureza, de acordo com ECTIM (2006:09), encurtam as distâncias físicas e partilhas de conhecimentos promovendo comunicação aberta e multi-direcional.
Em Moçambique há pouca capacidade para identificar, adoptar, observar e adaptar as soluções tecnológicas que unem necessidades particulares, não só a nível nacional como também local e consequentemente, a dependência é alta. Para sair desta espiral de dependência, são necessários mecanismos que permitem ao país beneficiar das inovações apropriadas e tecnologias criadas noutros lugares do planeta terra. Adaptar (contextualizar e personalizar) a tecnologia para o uso em Moçambique é uma tarefa a incluir na efectivação tecnológica.
As TIC permitem que os professores e os alunos não se encontrem fisicamente no mesmo local, ou seja, geograficamente em locais diferentes, durante a transmissão dos conteúdos educativos, através de meios técnicos, isto é, sistema tecnológico de comunicação bidireccional que substitui a interacção pessoal entre o professor e o aluno na sala de aulas e outros locais habituais para este processo cujas características dependem do próprio programa.
As TIC em Moçambique têm duas vertentes: o número de alunos com acesso a computadores e a Internet é reduzido sobretudo no ensino primário e secundário. As escolas primárias e secundárias moçambicanas (públicas) carecem de laboratórios equipadas para preparar os alunos em matéria das ciências básicas. Os actuais docentes não estão devidamente formados. Portanto, as crianças no ensino primário e secundário possuem deficiente contacto com as TIC. Assim, a que levar a cabo iniciativas para melhorar as infra-estruturas dos laboratórios para os alunos, professores, para a ciência, quer para as TIC.
É importante criar-se uma consciência e entusiasmo no que respeita as TIC para permitir e encorajar os alunos com talento para as TIC, e assim consolidarem o gosto na sua aplicação e sua educação na área.

 Referências Bibliográficas:
LEITE, Lígia Silva et al. Leitura Critica dos meios de Comunicação de Massa. Brasil. 2000;
Ministério da Ciência e Tecnologia. Estrategia de Ciência, Tecnologia e Inovação de Moçambique [ECTIM], Maputo. 2006;
Ministério da Ciência e Tecnologia. Inovação e Tecnologia. Edição II. Maputo. 2006.










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